Coordenador Regional de Educação:
- Edson Soares Nogueira

Chefe de Seção Pedagógica:
- Sebastiana Natália Pacheco Romano

Equipe de Coordenadores Pedagógico:
- Anandréia Trovó - Coord. Ensino Médio/PROEMI/EM do Campo e EM Integrado a Educação Profissional
- Elisângela Volante - Coord. Ensino Fundamental/CAA/CBA
- Maria Graziela Schwamback - Assessoria Interna
- Maria Helena Ferrari - Coord. EJA/Programa Mais Educação
- Osniér Gomes Machado - Coord. Conselhos Escolares/Formação Continuada/E. Religioso

sábado, 18 de agosto de 2012

CURSO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO - RELATO DE EXPERIÊNCIA


FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
NÚCLEO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
Programa de Formação Continuada Mídias na Educação
Módulo: Convergências de Midias
Profª Daiani Barth







RELATO DE EXPERIÊNCIA 
Formação continuada de Professores - Oficina: Estratégias do Fazer Pedagógico

            Realizar formação com professores é um grande desafio, uma vez que a classe de docentes apresenta desisteresse e resistência quando se trata de formação continuada. Podemos atrelar esses fatores devido à desvalorização desses profissionais em nosso país. Apesar de essa não ser uma justificativa válida. Fato é que ser professor é um exige dedicação, comprometimento, paciência e muita criatividade.
            No dia 19 de abril de 2012, foi realizado um encontro com professores da modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos, a metodologia foi através de oficina para que atingisse a expectativa da clientela através de “Estratégias do Fazer Pedagógico”. Neste evento foi proposto atividades práticas, que é possível adequar o conteúdo a inúmeras técnicas e estratégias que possivelmente atrai o interesse dos alunos. Principalmente aos de EJA e Ensino Médio que é uma clientela sem estímulo e trabalhadora.
            Os mecanismos de atuação frente a essa proposta didática tiveram várias vertentes, entre explanação da referencia de aprendizagem, vídeo reflexivo, trabalhos em grupo, construção escrita, pesquisa, exposição, leitura, interpretação, interdisciplinaridade, contextualização, organização. Além de compor vários recursos metodológicos, como ilustração de música (manual e digital através de editor de desenhos - paint e construção de vídeos no Move Maker), pesquisa de campo e bibliográfica com tema gerador (uso da internet, livros, revistas, uso de câmera para fotos, recortes de revistas ou jornais, gravação de vídeos), exploração textual para construção de mapa conceitual (escrito e digital), construção de letra música (paródia) e gravada no audacity, construção de linha do tempo – através apresentação de slides, execução de documentário em vídeo.
            Assim foi proposto na formação dos professores às estratégias e as possibilidades envolvendo a conversão de mídias, entre impresso, informática, internet áudio e vídeo. Foram pautadas duas atividades:
  • Atividade 1: Em grupos, ouvir as músicas referente a quantidade de grupos, cada um ficará responsável por ilustrar uma música. Após apresentação do trabalho no cartaz e dando referência da letra da música a ilustração. Em seguida foi sugerido o uso do laboratório de informática, com o editor de desenhos – paint, desenhar a música através da técnica do boneco palito ou outros desenhos. Após com o software Move Maker – construir o filme em consonância com a música – apresentar as atividades realizadas.
  • Atividade 2: Em grupos distribuir textos “temas geradores” para que façam a exploração textual, após construir mapa conceitual escrito considerando palavras chaves para pontuar o assunto do texto, e expor para todos. Em seguida sugestão de construí-lo no software - BizAgi Process Modeler que é possível inserir também imagens, apresentação para todo grupo usando data show. Sugestão de Pesquisa de campo e bibliográfica com os temas geradores distribuídos em grupos poderá organizar uma Amostra Cultural para exporem os trabalhos finais:
    • Tema gerador1: Estrutura interna da célula - estudos do tema e como resultado apresentação de teatro.
    • Tema gerador2: Violência Doméstica – estudos das características de violência doméstica e como resultado elaboração de peça e dramatização.
    • Tema gerador3: Música Brasileira/percurso histórico – estudos das características da evolução e construção de slides com a trajetória da música brasileira em concepção de linha do tempo.
    • Tema gerador4: Trabalho X Emprego – estudos das concepções, pesquisa de dados, imagens que permitam a exposição de dados “provas” que possa configurar um júri simulado, este poderá ser filmado e exposto em condição de júri aberto.
    • Tema gerador5: Valores humanos – estudos e compreensão do texto, construir um leilão que contenha os valores humanos e coisas que não são valores. (fazer dinheiro e fichas no editor de texto).
    • Tema gerador6: cidadania X corrupção – estudos das concepções das duas condições contidas no texto, organizar estratégias e traçá-las numa simulação de jogo de futebol conjugando uma reflexão das duas esferas.
    • Tema gerador7: O lugar onde vivo – estudos e pesquisa do lugar onde vive, coleta de dados históricos e atuais, busca de imagens e informações na internet e em pesquisa de campo em registro escrito, imagem e vídeo para compor uma reportagem televisiva – documentário.
    • Tema gerador8: Lixo – estudos e busca de informações das problemáticas causadas pelo lixo para a vida humana e o meio ambiente, construir letra música (paródia) e após ser gravada no software - audacity.

Ambas as atividades foram executadas, porém não em sua totalidade, a formação objetivou proporcionar aos 45 professores com habilitação nas diversas áreas de conhecimentos, refletir sobre a prática pedagógica, através de o próprio fazer com uma turma grande e também através de exemplos e sugestões de continuidade das mesmas atividades proposta, de maneira que contribuísse para que haja mudança de conceito no planejamento das aulas, buscando envolver os alunos para que haja mais participação e aprendizado. Dentro de uma proposta interdisciplinar e interativa que ele se sinta responsável pela execução das ações.
Entretanto a 1ª atividade foi realizada em sala de aula, todavia a execução da atividade envolvendo uso de laboratório apenas foi sugerida e feita demonstração de trabalhos já existentes de vídeos no youtube. A 2º atividade proposta foi feito o mapa conceitual com base em textos citados como temas geradores e expostos em cartazes. A etapa de estudos, construção e exposição de ações com recurso tecnológico bem como a realização de momento para expor os trabalhos, foi sugerida e demonstrada aos professores como executarem em sala de aula.
As duas propostas apresentadas são adequadas para ser abordada em formação de professores, no entanto, a 1ª proposta se torna mais fácil devido ao uso de apenas o laboratório de informática e exige conhecimentos ao uso dos softwares e internet. Já a 2ª proposta exige um comprometimento maior tanto de planejamento e acompanhamento em espaços externos para pesquisa de campo, bem como, conhecimentos de várias mídias e softwares para que possa ensinar e orientar os alunos na realização das atividades.

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