Coordenador Regional de Educação:
- Edson Soares Nogueira

Chefe de Seção Pedagógica:
- Sebastiana Natália Pacheco Romano

Equipe de Coordenadores Pedagógico:
- Anandréia Trovó - Coord. Ensino Médio/PROEMI/EM do Campo e EM Integrado a Educação Profissional
- Elisângela Volante - Coord. Ensino Fundamental/CAA/CBA
- Maria Graziela Schwamback - Assessoria Interna
- Maria Helena Ferrari - Coord. EJA/Programa Mais Educação
- Osniér Gomes Machado - Coord. Conselhos Escolares/Formação Continuada/E. Religioso

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Formação - ProEMI/Jovem de Futuro



O Estado de Rondônia aderiu ao programa Jovem de Futuro promovido pelo Instituto Unibanco que estabelece uma forte parceria entre as Secretarias Estaduais de Educação, o Ministério da Educação e o Instituto Unibanco formam a tríade que mantém as ações do programa em curso.

Uma equipe de Profissionais do Estado de Rondônia irá participar da Formação - ProEMI/Jovem de Futuro, da CRE/VILHENA participará a Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio Anandréia Trovó. O encontro acontecerá no Hotel Bourbon Atibaia, na Cidade de Atibaia, em São Paulo, no período de 10 a 14 de Setembro de 2012.

O curso de Gestão Escolar para Resultados, parte integrante do ProEMI/Jovem de Futuro. O propósito é estimular a criação, de forma colaborativa, de novas perspectivas pedagógicas e de gestão capazes de impulsionar a grande virada das escolas em direção a uma educação de efetiva qualidade, para todos os alunos.

Investimentos na formação dos gestores das escolas públicas na firmeza na sua enorme relevância para o desenvolvimento da educação no país. Para se ter uma idéia, das ações de gestão de uma escola decorrem quase um quarto dos fatores intraescolares que afetam o desempenho dos alunos. Por exemplo: a organização interna da unidade escolar, a elaboração coletiva do projeto pedagógico da escola e o seu plano de ação, o monitoramento da avaliação, o estabelecimento de um ambiente direcionado à aprendizagem e o fortalecimento de altas expectativas em relação aos alunos.

As escolas cujos gestores são capazes de criar, internamente, as condições necessárias à aprendizagem e superação de barreiras, tendem a elevar os seus indicadores, reduzir as desigualdades e promover justiça social. Essas condições incluem, principalmente, institucionalizar práticas e ações de sucesso, promover os valores e a missão da escola, manter coesa a cultura pedagógica do sucesso escolar, bem como assegurar a existência dos recursos e procedimentos que possibilitam ensinar com qualidade. O real objetivo é: elevar a qualidade educacional do ensino médio, com aumento das taxas de aprovação e desempenho escolar. Em outras palavras, fazer com que nossos jovens terminem o ensino médio no tempo certo com suficiente desenvolvimento das competências necessárias às demandas da contemporaneidade.

São ações que o governo de Rondônia está aderindo e propondo para a melhoria da qualidade da educação Rondoniense cabe a nós educadores o comprometimento para o sucesso das ações.

Equipe de Coordenação Pedagógica CRE/VHA


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